Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Chico Mendes, Um Povo da Floresta





 Edilson Martins nasceu num seringal do Acre e, anos depois, seu trabalho de jornalista o levou a conviver com Chico Mendes em Xapuri (onde realizou um vídeo sobre a lutas dos seringueiros), no Rio e em São Paulo. Tornaram-se amigos e parceiros.
Já nas primeiras páginas deste livro, conta uma cena memorável, ocorrida no velho restaurante Lamas, no Rio, pouco antes do assassinato de Chico: não só teve que pagar o jantar – seu amigo seringueiro vivia sem recursos – como constatou, estarrecido, que ninguém naquele tradicional reduto da boêmia e da esquerda carioca tinha a menor idéia de quem era Chico Mendes. Aquele homem, famoso por sua luta em todo o planeta, premiado pela ONU, ouvido no Congresso americano, era simplesmente ignorado no Brasil.
Chico Mendes só se tornou conhecido após a sua morte. Em boa parte, graças às matérias e reportagens de Edilson, como a última – e estarrecedora – entrevista do líder seringueiro e ecologista (reproduzida no livro), em que este denuncia a articulação de fazendeiros e autoridades da Polícia Federal para matá-lo. Chega a enunciar, com todas as letras, os nomes de seus futuros assassinos.
Este livro, que tem apresentação de Fernando Gabeira, mais que uma grande homenagem a Chico é uma história de sua vida, suas idéias e suas lutas.



FICHA DO LIVRO
Páginas: 104
Peso: 159 g.


ISBN: 85-86435-15-5


0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL