Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

A desmedida do capital

Autora: Danièle Linhart.

 A desmedida do capital, de Danièle Linhart, é uma coletânea de textos escritos em diferentes períodos e tendo a França como referência, que procura esclarecer qual o processo produtivo que caracteriza o mundo atual. O livro desconstrói as engrenagens da dominação do capital em seu espaço produtivo e revela os elementos constitutivos da desmedida empresarial que pauta o trabalho nas empresas de hoje. 

Danièle Linhart realiza um estudo empírico e teórico da lógica produtiva na França, onde há uma tradição de resistência dos trabalhadores. A partir de referências como o período do Welfare State no imediato pós-guerra, as revoltas de 1968 em Paris, a crise econômica no fim da década de 1970 e as novas estratégias de gerenciamento desenvolvidas a partir dos anos 1980, Linhart oferece elementos para se compreender a armadilha da individualização introjetada pelo capital no trabalho, a “participação” nos limites da lógica empresarial, além de outros mecanismos de envolvimento que constróem o dia-a-dia das empresas. 

A situação brasileira é bem diferente da francesa. As oportunidades de emprego, salários e níveis de formação escolar revelam realidades distintas, o que dificulta as comparações. No entanto, os trabalhos comparativos levam a pensar que exatamente as mesmas lógicas estão em ação, mesmo que não se expressem de maneira semelhante. Assim, Danièle Linhart nos traz subsídios para pensar as mudanças sociais no Brasil, pois o sentido social da modernização no trabalho aponta para a mesma direção tanto aqui como na França.


FICHA DO LIVRO


Editora: Boitempo
Ano
: 2007
Páginas: 248


ISBN: 978-85-7559-009-6

Sobre a autora: Danièle Linhart é doutora em Sociologia e diretora de pesquisas do Laboratoire Travail, Genre et Mobilités do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da Universidade de Paris X – Nanterre (França), onde também leciona. É autora de diversas obras, dentre as quais se destacam Le travail nous est compté: la construction des normes temporelles du travail (2005) e La modernisation des entreprises (1994). 


0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL