Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Euclides da Cunha - militante da república


Talvez seja possível se falar de obra – Os sertões – mais conhecida do que seu autor – Euclides da Cunha. Sua vida – com um final trágico em um tiroteio com o amante de sua esposa – tem como pano de fundo a Escola Militar, criada em 1810, “uma das primeiras de nível superior a serem instaladas no país” ... “instituição de que [Euclides] foi um dos mais característicos frutos”.

Sua obra, “um conjunto amplo e diversificado”, tem em “Os sertões” seu ponto alto, considerada por alguns como uma das maiores obras já escritas por um brasileiro. Exageros à parte, essa obra é resultado de seu trabalho, como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, na cobertura da Guerra de Canudos, confronto que ocorreu em 1896/1896, no interior da Bahia, na comunidade que dá nome ao conflito, entre o Exército brasileiro e integrantes de movimento popular estabelecido no local, forças absolutamente desiguais.

FICHA DO LIVRO

Título: Euclides da Cunha - militante da república 
Autora: Walnice Nogueira Galvão.

Editora
: Expressão Popular
Páginas
: 80

Gênero
: Biografia - Crítica Literária

ISBN
: 978-85-7743-143-4

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL