Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Ateísmo e Revolta


  Um estudo sobre um padre ateu e comunista.  

 Paulo Jonas de Lima Piva desvenda a filosofia de Jean Meslier
Movido por um saudável e apaixonado gosto de aventura e pioneirismo, este estudo de Paulo Jonas de Lima Piva sobre o padre Jean Meslier (1664-1729) procura apresentar ao leitor brasileiro um pensador que, marginalizado e desconhecido por muitos, seria um importante precursor de algumas das principais linhas de força do Iluminismo Francês.
Interessado em reencontrar as autênticas origens do conceito de ateísmo e em depurá-lo de mal-entendidos, Piva mostra que, embora pouco sistemática, a filosofia de Meslier é profunda e coerente: desenvolve uma consistente relação entre materialismo e ateísmo, ao mesmo tempo em que faz uma crítica racional da religião (ideal iluminista por excelência) e ainda uma virulenta denúncia de suas espúrias relações com a política. E dessa razão revoltada, julga Piva, emerge um ateísmo humanista, compatível até mesmo com certos princípios cristãos e defensor intransigente dos valores da liberdade e igualdade, o que tornaria Meslier, surpreendentemente, precursor também do comunismo – o primeiro ateu e comunista que o mundo conheceu.
A julgar pela análise de Piva, a filosofia de Meslier, já madura quando surgem Voltaire e Montesquieu e disponível à geração de Rousseau e Diderot, parece dever ser considerada como a mais coerente e radical versão desse ponto de honra iluminista que é a recuperação de uma racionalidade desprovida de comprometimentos religiosos e metafísicos. Eis por que essa filosofia se constitui em capítulo indispensável da história do ateísmo e de suas relações com o materialismo. Eis por que também, julga Piva, é preciso dar a esse padre ateu a devida cidadania filosófica.

FICHA DO LIVRO


Título: Ateísmo e Revolta
Autor: Paulo Jonas de Lima Piva

Editora: Alameda Editorial
Páginas: 336
Peso: 400 g

Gênero: História - Religião

ISBN:
85-98325-26-0

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL