Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Açúcar no Sertão

Autora: Mônica Dias Martins.

 A ofensiva capitalista no Nordeste do Brasil.

O livro de Mônica Dias Martins analisa como a ditadura operou no Nordeste do Brasil. Sua legitimação passava por apresentar resultados espetaculares no enfrentamento de tragédias sociais e nenhum outro drama nacional teria maior carga simbólica que o da miséria do sertanejo. Com o voluntarismo característico de sua intervenção, o regime militar resolveu produzir açúcar no sertão.

Mônica aborda o caso a partir de anotações colhidas em anos de convivência com os trabalhadores, documentos oficiais, noticiais de jornal e entrevistas. O resultado foi uma rica descrição dos atores dessa aventura: os militares empenhados em modernizar o país, os técnicos do Banco Mundial que orientaram a ação governamental, o empresário que obteve vultosos financiamentos públicos, os políticos que intermediaram os negócios, os meios de comunicação que propagaram o pretendido milagre de tornar a terra seca em campos verdejantes e os trabalhadores rurais que tiveram seu mundo desorganizado para pior. Esse estudo é pleno de ensinamentos sobre a modernização experimentada no semi-árido com o endosso das agências multilaterais. Trata-se de uma obra especialmente relevante nos dias atuais, quando o governo tenta oferecer a agricultura irrigada como grande opção de desenvolvimento para o espaço brasileiro com menor disponibilidade de água. Mônica nos faz pensar na gravidade da persistência de antigas soluções e, ainda, no quanto a pesquisa acadêmica ajuda a compreender os problemas da sociedade. 

FICHA DO LIVRO

Título: Açúcar no Sertão
Autora: Mônica Dias Martins

Editora: Annablume
Páginas: 222
Formato: 14x21 cm

Gênero: História - Sociologia

ISBN: 978-85-7419-786-9
 

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL