Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Dez Lições sobre o Romance Inglês do Século XVIII

 Como um gênero popular, plebeu e mal-visto como o romance, recém-chegado à cena literária e por isso sem nenhuma tradição, pôde começar a se impor na Inglaterra do século XVIII?

Em Dez lições sobre o romance inglês do século XVIII, Sandra Vasconcelos traça um panorama da formação e da ascensão do romance até sua transformação no grande gênero que, assumindo um lugar proeminente no século XIX, iria dar ao homem comum posição de destaque na literatura universal.

Agente de afirmação das aspirações e dos valores das classes comerciais e industriais, palco do embate mas também das conciliações de interesses da aristocracia e da burguesia emergente, o romance surgiu na Inglaterra do século XVIII como um gênero literário novo, cuja maleabilidade formal abria possibilidades inauditas para dar conta da nova ordem social inglesa.

Desprezado pelos homens de letras pela sua falta de vínculos com as formas clássicas e pela sua bastardia, considerado frívolo, pernicioso e subversivo pelos defensores da moralidade, o romance teve de empunhar armas para se estabelecer e se consolidar na cena literária, envolvendo nesse processo autores, leitores e críticos.

Para descrever fenômeno tão complexo, multiforme e múltiplo, é preciso lançar mão, portanto, de ângulos diversificados, na tentativa de melhor explicá-lo ou compreendê-lo. Esse é o modus operandi de Dez lições, cujo principal objetivo é oferecer ao leitor brasileiro, especializado no assunto ou não, uma introdução que lhe permita explorar questões fundamentais a respeito da ascensão e da formação do romance como gênero.





FICHA DO LIVRO

Título:  Dez Lições sobre o Romance Inglês do Século XVIII
Autor:
Sandra Guardini Vasconcelos

Editora: Boitempo
Ano
: 2002
Páginas: 168

Peso: 270g.

Gênero: Crítica Literária - Letras

ISBN: 85-7559-013-8



0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL