Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Beleza em Jogo



 Cultura física e comportamento em São Paulo nos anos 20.

 Beleza em jogo: cultura física e comportamento em São Paulo nos anos 20 revela como a urbanização de São Paulo exigiu uma nova cultura corporal de homens e mulheres.

Ao analisar o esporte e o lazer da sociedade paulistana dos anos 1920, a autora discute paradigmas masculinos e femininos de grande atualidade. Se para os homens, no processo de socialização, relevavam-se características identificadas com a competitividade, para as mulheres eram preceituados valores de leveza e graça.

À desigualdade sexual acrescentava-se a social, analisadas pela autora, com sensibilidade e rigor, em textos de jornais, revistas e romances da época.

Com um texto jornalístico leve e saboroso, Marcia se propõe desmistificar a Semana de Arte Moderna, “sem, no entanto, negar sua feição de alegre desafio aos padrões vigentes, nem sua contribuição efetiva para as transformações que se processaram no campo das artes”, jogando novas luzes sobre o movimento que, entre vaias e aplausos, conquistou seu lugar definitivo no panorama cultural da Paulicéia e do país.



 



 FICHA DO LIVRO

Título:  Beleza em Jogo
Autor:
Mônica Raisa Schupun

Editora: Boitempo
Ano
: 1999
Páginas: 168


Gênero: Genero - Esporte


ISBN: 85-85934-30-1

 



0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL