Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

O Portugal Medieval


Monarquia e Sociedade

 Joaquim Manoel Godinho Braga Barradas de Carvalho (1920-1980) foi um intelectual militante contra a ditadura de Salazar. Em sua passagem pelo Brasil, ele nos ensinou a aprimorar uma pesquisa documental rigorosa, e nos aproximou dos clássicos portugueses. Por seu intermédio conhecemos as ideias de Jaime Cortesão, de Antonio Sérgio e de tantos outros escritores e pensadores portugueses. O historiador Joaquim Barradas ficaria no Brasil até 1970, deixando, ao partir, um legado: uma cadeira de História Ibérica e a disciplina de História Ibérica Medieval.

A partir das ideias e do legado de Barradas aprendemos a conhecer a documentação medieval da península ibérica. O historiador português despertou o interesse dos brasileiros para uma Idade Média mais próxima das nossas origens históricas — e é deste encontro que nasceu a inspiração para um encontro de medievalistas brasileiros que se dedicam a estudar Portugal. O Portugal Medieval nos revela que os estudos sobre a Idade Média portuguesa são de fundamental importância para compreender o passado, que se reflete no presente brasileiro, na formação de muitas de nossas instituições, leis ou manifestações culturais. Desta maneira, quando os portugueses aportaram em terras brasileiras trouxeram consigo o peso da tradição medieval presente nas estruturas religiosas, na arte, na música, enfim, na cultura.

Compreender o Brasil moderno, portanto, implica em conhecer o Portugal medieval e esse livro carrega uma singular importância tanto para os pesquisadores, como para os interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a cultura portuguesa e a cultura brasileira.



FICHA DO LIVRO


Título
: O Potugal Medieval
Autor: Carlos Nogueira (org.)


Editora
: Alameda Editorial
Páginas
: 304
Peso: 385 gramas
Formato: 14x21

Gênero
: História
 
ISBN: 978-85-7939-022-7



Autores: Manuela Mendonça, Rodrigo da Silva Salgado, Maria Helena da Cruz Coelho, Ana Carolina Delgado Vieira, Augusto Ricardo Effgen, Armando Alberto Martins, Margarida Garcez Ventura, Débora Galvão de Santana, Maria Eurydice de Barros Ribeiro, Julieta Maria De Araújo, Bruno Soares Miranda, Katiuscia Quirino Barbosa, Clinio De Oliveira Amaral, Priscila Aquino Silva, Jonathan Mendes Gomes, José Rivair Macedo, Denise da Silva Menezes do Nascimento, Gracilda Alves, Sooraya Karoan Lino De Medeiros, Ana Carolina Lima Almeida, Osvaldo H. Leonardi Ceschin, Candice Quinelato Baptista Cerchiari.

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL