Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

O bairro Reforma Agrária e o processo de territorialização camponesa

Autora: Larissa Mies Bombardi.

"Este livro é uma descrição precisa e amorosa da vida camponesa. Não me lembro de haver lido nada tão inspirador sobre o mundo rural, desde que me caiu às mãos, muitos anos atrás o romance de Knut Hamsun O crescer da terra. No entanto, o trabalho de Larissa Mies Bombardi não é ficção, mas ciência da boa, ancorada em sólidos fundamentos teóricos e rigoroso trabalho de campo. [...] Seus primeiro grande mérito é estabelecer a relação entre as várias dimensões da realidade camponesa, a fim de poder apreendê-la em sua totalidade. Questiona desse modo as abordagens reducionistas e funcionalistas que prejudicaram tanto a pesquisa quanto a docência sobre o mundo rural. [...] O livro traz ainda elementos empíricos importantes para o debate sobre a posição da agricultura camponesa no processo de desenvolvimento capitalista. Na base de que “contra o fato não há argumento”, Larissa registra a persistência e o crescimento de uma comunidade viva e progressista de camponeses no interior de uma das regiões mais desenvolvidas do capitalismo brasileiro.
Quem sabe, porém, contribuição ainda maior do que esta para o conhecimento da nossa realidade rural tenha sido o relato de aspectos fundamentais e tantas vezes esquecidos, tanto pelos adversários como por certos defensores da reforma agrária: a criação de condições objetivas para o florescimento da igualdade, da solidariedade e da cidadania democrática.” (do prefácio de Plínio de Arruda Sampaio)

Acesse: http://pueblolivraria.com.br

FICHA DO LIVRO


Título: O bairro Reforma Agrária e o processo de territorialização camponesa
Autora: Larissa Mies Bombardi

Editora: Annablume
Páginas: 396
Formato: 16x23cm

Gênero: Geografia - Questão Agrária

ISBN: 85-7419-399-2

Sobre a autora: Larissa Mies Bombardi é professora do Departamento de Geografia da USP.

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL