Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Sete ensaios de interpretação da realidade peruana

Autor: José Carlos Mariátegui.
Cumprindo 80 anos da sua primeira edição, este livro constitui indubitavelmente uma das principais obras de referência do pensamento marxista latino-americano.
Diferentemente de outras obras que caem no esquecimento, "Sete ensaios" foi objeto de inúmeros estudos e segue despertando o interesse dos estudiosos da realidade social peruana e latino-americana, comprovando a sua originalidade e relevância contemporânea.
Merece destaque seu ensaio sobre a questão indígena, sob a ótica do pensamento socialista latino-americano, que tornou-se referência e vem sendo constantemente atualizado pela historiografia.
A presente edição, traduzida pelo literato Felipe Lindoso, traz a apresentação do peruano Rodrigo Montoya Rojas, escritor e antropólogo, professor emérito da Universidade Maior de San Marcos (Lima, Peru), em que ele resume:
“A obra do Amauta – produzida apenas nos sete anos de seu regresso da Itália (1923-1930), recolhida depois em 20 volumes – é, com escrevi em outro texto:
Um ponto de partida, rico, fértil, cheio de múltiplas possibilidades para entender o Peru e para colocar as bases de sua transformação socialista possível. Sua reflexão intelectual teve uma marca permanentemente política, livre, autônoma, antidogmática, aberta ao novo e firme no trabalho nessa direção.
TESE 1. O pecado original do Peru é ter se formado sem o índio e contra o índio. Optar pelo Peru incaico e renunciar ao Peru colonial é a chave sociológica da sociedade peruana. A literatura começa a ser peruana somente quando inclui o componente indígena.
TESE 2. O Peru é uma nacionalidade em formação, é um conceito a ser criado. Os índios – três quartas partes da população – constituem o alicerce dessa nacionalidade em formação. Apenas uma insensibilidade moral explica porque isso é ignorado.
TESE 3. Não é suficiente ver os fragmentos do Peru, o ideal é ter uma visão do Peru integral. Não tem sentido ignorar seu componente hispânico. Apesar da carnificina d conquista e da exploração colonial, a história do Peru também foi criada com aluviões do Ocidente. O Peru é apenas um fragmento do mundo. A ciência e a técnica do Ocidente constituem uma herança irrenunciável. O descobrimento da América, em geral, e do império incaico, em particular, constituem o começo da modernidade, da utopia de uma sociedade justa. Não existe um conflite real entre a revolução e a tradição.
TESE 4. O socialismo não deve ser confundido com o indigenismo. O indigenismo foi útil para condenar o gamonalismo e o feudalismo. O socialismo não é uma solução indigenista e, por isso, filantrópica do problema do índio. A literatura indigenista foi feita por mestiços. Chegará o tempo da literatura indígena.
TESE 5. Em 1927, só era possível começar a colocar o problema indígena. Resolvê-lo era um assunto do futuro. O ponto de partida para a solução do problema indígena é colocado como um problema essencialmente econômico e social. Os gestores da solução dos problemas devem ser os próprios índios.
TESE 6. O socialismo na América Latina não deve ser decalque ou cópia e sim uma criação heróica. O socialismo é de origem européia, mas existe na tradição americana. A comunidade camponesa pode se converter na célula do Estado socialista moderno e a tradição de solidariedade camponesa é fundamental. Mas o socialismo não significa voltar ao socialismo inca.
TESE 7. A esperança indígena é absolutamente revolucionária. Existe uma consangüinidade do movimento indigenista com as correntes revolucionárias do mundo. Para que o socialismo seja socialismo e peruano deve se solidarizar com as reivindicações indígenas. É necessário dar à luta indígena um caráter de luta de classes”.

Acesse: http://pueblolivraria.com.br

FICHA DO LIVRO

Título: Sete ensaios de interpretação da realidade peruana
Autor: José Carlos Mariátegui

Editora: Expressão Popular
Páginas: 330

Gênero: América Latina - Ciências Sociais

ISBN: 978-85-7743-064-2

SUMÁRIO:

PRÓLOGO À EDIÇÃO BRASILEIRA – Rodrigo Montoya Rojas
BIBLIOGRAFIA SOBRE JOSÉ CARLOS MARIÁTEGUI
SETE ENSAIOS DE INTERPERTAÇÃO DA REALIDADE PERUANA – José Carlos Mariátegui
Advertência
Esquema de evolução econômica

1. Economia colonial 2. As bases econômicas da república 3. O período do guano e do salitre 4. Caráter da nossa economia atual 5. Economia agrária e latifundismo feudal

O problema do índio
1. sua nova colocação 2. Revisão histórica sumária

O problema da terra
1. O problema agrário e o problema do índio 2. Colonialismo-feudalismo 3. A política do regime colonial: despovoamento e escravidão 4. O colonizador espanhol 5. A “comunidade” durante o regime colonial 6. A revolução da independência e a propriedade agrária 7. Política agrária da república 8. A grande propriedade e o poder político 9. A “comunidade” sob a república 10. A “comunidade e o latifúndio 11. O regime de trabalho. Servidão e assalariado 12. “Colonialismo” de nossa agricultura da costa 13. Propostas finais

O processo da educação pública
1. A herança colonial e as influências francesa e estadunidense 2. A reforma universitária – ideologias e reivindicações 3. Política e ensino universitário na América Latina 4. A Universidade de lima 5. Reforma e reação 6. Ideologias em contraste

O Fator religioso
1. A religião do Tawatinsuyo 2. A conquista católica 3. A independência e a Igreja

Regionalismo e centralismo
1. Colocações básicas 2. Regionalismo e gamonalismo 3. A região na república 4. Descentralização contralista 5. O novo regionalismo 6. O problema da capital

O processo da literatura
1. Testemunho de parte 2. A literatura da colônia 3. O colonialismo sobrevivente 4. Ricardo Palma, Lima e a colônia 5. González Prada 6. Melgar 7. Abelardo Gamarra 8. Chocano 9. Riva Agüero e sua influência. A geração “futurista” 10. “Colónida” e Valdelomar 11. Nossos “independentes” 12. Egurem 13. Alberto Hidalgo 14. César Vallejo 15. Alberto Guillén 16. Magda Portal 17. As correntes de hoje. Indigenismo 18. Alcides Spelucin 19. Balanço provisório.

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL