Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

A Realeza Cristã na Alta Idade Média

Autor: Marcelo Cândido da Silva.

O livro do historiador Marcelo Cândido se insere na tradição historiográfica francesa sobre a reflexão acerca dos limites da sensibilidade política ocidental por meio do esclarecimento das noções de realeza e poder público.

Como sugere o título do volume, Marcelo Cândido contrapõe à uma realeza germânica sagrada e mágica, exercida no quadro de uma suposta privatização do poder real, uma realeza “cristã”, definida como “pública”. A opção pelos termos “cristão” e “público” para a definição da experiência política da Alta Idade Média não deriva de um esforço metodológico próximo ao ficcional, tão caro à historiografia que imperou aqui e no exterior entre os anos 1960 e 1990, mas da “redescoberta” do vocabulário empregado pela própria documentação de época.

Esta vitória do método, exibe o potencial do historiador de dialogar de forma crítica e lúcida com pressupostos firmes que formam o senso comum contemporâneo relativo às origens e fundamentos do Estado e da tradição política moderna, supostamente nascidos em contraste com a experiência medieval. É desta maneira, com rigor e seriedade, que Marcelo Cândido vai dialogar com a tradição clássica sobre os estudos medievais, estabelecendo uma visão clara e dinâmica do período.



FICHA DO LIVRO


Ano: 2008
Edição: 1ª
Páginas: 362

Gênero: História

ISBN: 978-85-98325-69-9

Sobre o autor: Marcelo Cândido da Silva é professor de História Medieval da Universidade de São Paulo, Mestre em História pela Universidade Federal de Minas e Doutor em História Medieval pela Université Lumière Lyon 2.

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL