Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

A Questão Agrária no Brasil - vol 4

Autor: João Pedro Stédile (Org.)

História e natureza das Ligas Camponesas – 1954-64

Este livro, o volume IV da coleção "A questão agrária no Brasil", faz uma homenagem às Ligas Camponesas, que foi o principal movimento das massas camponesas de 1954 a 1964 no Brasil. Primeiramente, destacamos o trabalho realizado por Clodomir Santos de Morais, em cuja bagagem vamos encontrar a experiência de sua prática política, como líder que foi das Ligas.
A recuperação de suas anotações e memória tornou possível a elaboração, a distância no tempo (de 1969) e no espaço (no seu exílio na Suíça), de uma minuciosa "História das Ligas Camponesas do Brasil".

Em seguida, temos um texto da historiadora e socióloga, professora Bernardete W. Aued, que examina, com distanciamento e com base em pesquisas, o que foi esse movimento social, suas contradições internas e as influências que recebeu.

O terceiro texto é de Joseph A. Page, conhecido estudioso de assuntos brasileiros, escrito alguns anos após o desfecho golpe militar/destruição das Ligas, que teve o mérito de contextualizar, em termos socioeconômicos, o que esse "fenômeno" representou no período, inclusive da perspectiva do imperialismo estadunidense e sua relação com um país dependente, nos oferecendo a oportunidade de entender melhor as revoltas dos camponeses e a terrível repressão que se abateu sobre eles.

Por último, um recente trabalho (de 2004) do jornalista pernambucano Vandeck Santiago, que, estimulado pela repercussão que a herança histórica das Ligas Camponesas ainda provoca no Nordeste, mesmo quatro décadas após sua destruição, interpretou, com olhos do século 21, o que representaram e representam essas lutas, ajudando-nos a compreender a sua importância.
Nos Anexos, vamos encontrar alguns documentos históricos, como o estatuto das Ligas e textos publicados no jornal "A Liga", que serviam basicamente para seus quadros e seus apoiadores na cidade.

Acesse: http://pueblolivraria.com.br


FICHA DO LIVRO

Título: A Questão Agrária no Brasil - vol 4
Autor: João Pedro Stédile (Org)


Editora: Expressão Popular
Páginas: 244

Peso: 270 g.

Gênero: Questão Agrária

ISBN: 85-87394-78-9

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL