Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

A ideologia alemã

Autores: Karl Marx e Friedrich Engels. No debate acerca da obra de Marx e Engels, é indiscutível o impacto que tiveram a publicação dos Grundisse , dos manuscritos de 1844, de 1861 - 1863, do Capítulo VI - Inédito etc. e, também, de A ideologia Alemã.

As evidentemente melhores possibilidades de compreendermos o pensamento de Marx e Engels trazidas pela publicação dos manuscritos resultaram, ao contrário do que se poderia esperar, em uma gigantesca confusão. Sem desconsiderar avanços importantes (Lukákcs, Mészáros etc.), os resultados foram mais problemáticos que esclarecedores: é como se houvesse um Marx e um Engels para cada intérprete de sua obra.

E uma das razões dessa confusão tem sido a prática disseminada de justapor os manuscritos às obras publicadas, como se entre eles não houvesse diferenças e contradições.

Esse mesmo problema o leitor estará confrontando ao ter em mãos esta nova edição de A ideologia alemã. Marx e Engels consideravam o texto falho e saudaram, ao final de suas vidas, não ter sido ele publicado. Muitas de suas articulações, várias deduções, análises de processos históricos particulares foram mais tarde abordados com uma maior precisão, por vezes com novos elementos históricos, tornando ultrapassadas várias passagens desse manuscrito. Quando o leitor se deparar com contradições entre A ideologia alemã e, por exemplo, o livro I de O capital, saiba que possivelmente Marx e Engels tinham consciência das mesmas e, por esse motivo, preferiram publicar este último texto e deixar à crítica dos roedores o belíssimo manuscrito de A ideologia alemã. E, ainda assim, trata-se de um texto fundamental para conhecermos Marx e Engels. Nele encontramos um dos primeiros delineamentos da concepção histórica, do local do trabalho e da produção no desenvolvimento dos modos de produção, da relação entre desenvolvimento e totalidade social e dos indivíduos. E com a vantagem de ser um texto de fácil leitura, mesmo para o iniciante. Não é sem razão que A ideologia alemã ocupa um lugar de destaque na quase totalidade das análises que tratam da evolução dos dois grandes revolucionários.
Sergio Lessa


Acesse: http://pueblolivraria.com.br

FICHA DO LIVRO

Título: A ideologia alemã
Autores: Karl Marx e Friedrich Engels

Editora: Expressão Popular

Páginas: 128

Gênero: Marxismo - Filosofia - Ciências Sociais

ISBN: 978-85-7743-102-1

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL