Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel - introdução

Autor: Karl Marx.

Um dos eixos centrais da metodologia de Marx é a “centralidade do presente” para o conhecimento dos fenômenos históricos. Com essa expressão, entende-se a história como um processo em permanente desenvolvimento e o presente como momento privilegiado para se entender o passado. É a anatomia do homem que permite conhecer a anatomia do macaco – e não o contrário. É também a existência do capitalismo plenamente consolidado que possibilita ao estudioso olhar para as sociedades pré-capitalistas e captar os sinais indicativos da desintegração daquela formação social e anunciadores das possibilidades de desenvolvimento futuro. Não se trata, evidentemente, de projetar o presente no passado, o que faria da história um presente permanente, uma entidade atemporal. O que interessa a Marx é atentar para o processo histórico como um fluxo formado por continuidades e descontinuidades, em que o mais desenvolvido serve para compreender o menos desenvolvido e as tendências que anunciam a sua transformação.

Pode-se aplicar o mesmo princípio para a compreensão do desenvolvimento do pensamento do próprio Marx. O Capital é a obra em que o pensamento marxiano realiza-se plenamente. É a partir desse ponto mais desenvolvido de sua trajetória que se pode entender o sentido de sua trajetória intelectual. O presente texto deve ser lido nesse registro: como um importante momento de inflexão em que o autor dá um passo à frente, superando parcialmente o caráter abstrato e filosofante de seus textos anteriores e anunciando os novos rumos que tomará a produção científica da maturidade.

Acesse: http://pueblolivraria.com.br


FICHA DO LIVRO

Título: Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel - introdução
Autores: Karl Marx

Editora: Expressão Popular
Páginas: 56

Gênero: Marxismo - Filosofia - Direito

ISBN: 978-85-7743-159-5

Mais informações: Introdução de Celso Frederico.

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL