Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

A República Guarani

Autor: Clovis Lugon.



A República Guarani, de Clóvis Lugon, é um marco na historiografia de uma das maiores façanhas da história humana: a experiência de uma sociedade de iguais construída e mantida por mais de 150 anos (1610 a 1770), na América do Sul, forjada no encontro de culturas muito diferentes, os jesuítas europeus e os guarani nativos.

A importância da obra se revela por vários motivos:
– primeiro, pelo objeto em si, ao procurar desvendar e revelar o que foi e como funcionava a sociedade construída a partir das missões jesuíticas junto ao povo guarani, sua economia, sua estrutura política, o desenvolvimento cultural, a indústria etc.;
– segundo, pela amplitude da pesquisa, pela consistência dos dados, pela abrangência da análise daquela sociedade;
– terceiro, pela coragem em defender teses até hoje polêmicas e contestadas, de que os guarani e os jesuítas colocaram em prática alguns sonhos da humanidade, como a vida igualitária, uma sociedade sem exclusões, com a garantia das bases da sobrevivência física gerando uma intensa atividade cultural e artística para o conjunto da sociedade.

Lugon demonstra, nesta obra, não só ter acontecido entre os guarani uma sociedade com características políticas de república – muito antes que qualquer república moderna estivesse instalada no mundo – mas também que a relação entre jesuítas e guarani produziu uma relação mais próxima de uma síntese cultural nova do que a dominação de um sobre o outro, típica do projeto colonial europeu em voga no continente americano à época. Enquanto a escravidão e a miséria grassavam em toda a América de então, entre os guarani não havia escravos nem miseráveis.

Por fim, o autor procurou demonstrar, com base em profusão de dados e registros históricos, que ali se construiu uma sociedade com características, além de republicanas, comunistas.

A primeira versão da obra, publicada no Brasil nos anos de 1970, apresentava o sugestivo título de República Comunista Cristã dos Guarani. A primeira edição, em francês, é de 1949. A versão atual passou por uma revisão do próprio autor. O próprio título, para distingui-la da primeira, é simplesmente A República Guarani, embora o autor não recue em nada na tese de que se tratou de uma sociedade com características típicas de uma sociedade comunista.
Uma obra profunda, instigante, polêmica e questionadora. Indispensável para se conhecer e interpretar a história latino-americana e projetar a construção de uma sociedade de iguais entre nós. Necessária para alimentar o sonho e implantar as bases de um projeto popular do povo latino-americano.

FICHA DO LIVRO

Autor: Clovis Lugon

Páginas: 248


ISBN
: 978-85-7743-116-8

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL